Ultimas Notícias

Urca se reúne com administração do Mirante do Caldas para debater parcerias

 Urca se reúne com administração do Mirante do Caldas para debater parcerias

10 de fevereiro de 2022


A Universidade Regional do Cariri (Urca) e o Instituto Dragão do Mar, por meio do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha, realizaram reunião nessa terça-feira (08), no Gabinete da Reitoria, para debater futuras parcerias entre as instituições, de forma multidisciplinar, beneficiando estudantes e pesquisadores.

Na ocasião, que contou com a presença do reitor da Urca, professor Francisco do O’ de Lima Júnior, além da presidente do Dragão do Mar, Rachel Gadelha, a gestora do Mirante do Caldas, Charmene Rocha, o professor Josier Ferreira, foram tratadas diversas formas de atuação da Universidade no equipamento. Além disso, estiveram presentes o vice-reitor da Urca, Carlos Kleber de Oliveira, e chefe de Gabinete, Edmar Pinheiro, o diretor do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, o gestor e produtor Lenildo Gomes,  e o diretor de comunicação do Mirante do Caldas, Augusto Pessoa.

Entre os pontos debatidos, está a utilização do espaço não apenas como observatório, um teleférico, mas como um lugar que conte com a educação ambiental. A proposta é atuar com bolsistas e estagiários da Urca no local, além de ampliar as parcerias nas diversas áreas de abrangências que possam ser trabalhadas na universidade, a exemplo do curso de Turismo, no campus de Barbalha.

Na ocasião foi realizada uma apresentação do equipamento, pela gestora Charmene Rocha e o diretor de comunicação, Augusto Pessoa. “Essa interpretação pode ser vista no campo da Geografia como a incorporação mais efetiva do complexo do mirante, como prática acadêmica aos cursos da Universidade”, disse professor Josier.

Ele ressalta que o empreendimento proporciona à Chapada do Araripe os seus diversos aspectos, depressões, escoamento superior das águas, formação das bacias e ressurgência das fontes. Também localiza as comunidades sopedâneas da Chapada do Araripe, dando visibilidade à rota do cangaço, o horto, a estátua de nossa Senhora de Fátima, os núcleos urbanos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, onde se torna um recurso didático para entender tudo isso.

Segundo Rachel Gadelha, é preciso ver que o teleférico não é o ponto central, mas um instrumento para chamar a atenção de todo esse potencial da região do Cariri. Um equipamento desse porte traz uma condição de dar mais visibilidade à região e o conhecimento acumulado. “Podemos pensar junto com regularidade, com planejamento. Tem o aspecto da ciência, e podemos trabalhar mais amplamente com o Google Maps, no qual o mirante está inserido” disse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

M@XIMUS NOTICIAS Designed by Net Laser Publicidade Copyright ©desde 2013

Tecnologia do Blogger.